Notícias

Na última semana aconteceu no auditório do RIOgaleão Cargo o Workshop Integrado de Safety e Security (Resposta a Emergência, Gerenciamento de Crises e Segurança). Durante os dois dias o evento contou com a presença de importantes stakeholders do setor aéreo e mais de 120 participantes, além de trazer painéis e palestras com temas atuais sobre segurança.

Durante o evento houve simulação de apoderamento ilícito de aeronaves (ESAIA) e ameaça de bombas (ESAB). Esses testes são obrigatórios, previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para aeroportos com movimento superior a 10 milhões de passageiros por ano. O primeiro exercício “ESAIA” teve início às 9h e duração de duas horas. Na ocasião, foi simulado o apoderamento ilícito de uma aeronave com transporte de valores, havendo reféns. Os órgãos envolvidos sob coordenação da Delegacia de Assuntos Especiais (DEAIN) e Comando de Operações Táticas (COT) atuaram realizando a comunicação entre o sequestrador e o negociador e isolamento de área no Centro de Gerenciamento de Crises do RIOgaleão. Participaram da ação, além de profissionais do aeroporto: DEAIN, COT, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e envolvidos na operação de transporte de valores. No mesmo instante que ocorria o exercício na pista, realizou-se o simulado de desocupação de área de todos os prédios do RIOgaleão Cargo, para fins de treinamento dos integrantes e usuários das nossas instalações, com resultado e participação de 100% do pessoal.

O segundo exercício foi realizado às 14h, na área pública do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, próximo a uma área de check-in, e teve o mesmo período de duração. Dessa vez, a situação foi de uma mochila abandonada com mais de 200 passageiros no local. Em atuação, o Centro de Emergência e Segurança do RIOgaleão realizou os acionamentos de segurança para identificação, prevenção e isolamento, alem da desocupação de área onde estava sendo executado o simulado, de acordo com o Plano de Contingência do aeroporto, com envolvimento da Polícia Federal. Além da equipe da concessionária, estiveram presentes no exercício: DEAIN, COT, Grupamento de Bombas e Explosivos, Centro de Operações da Prefeitura do Rio, Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), Guarda Municipal e Polícia Militar.

O evento e os exercícios simulados colaboram para mantermos instalações e integrantes seguros e bem preparados paras as mais diversas situações adversas ao nosso dia a dia.

Obrigada e Parabéns a todos os envolvidos!!

img_2007img_2093img_2096img_2106img_2110img_2070img_2077img_2014_1img_2114