Notícias

Aeroporto operava com autorização provisória para receber aeronaves, passageiros e cargas de fora do país

O RIOgaleão obteve hoje (07/08) pela Receita Federal o alfandegamento definitivo do aeroporto. Desde agosto do ano passado, quando a concessionária assumiu a administração, o Aeroporto Internacional Tom Jobim operava com autorização provisória concedida pelo órgão. Após apresentar um termo de compromisso que garante a conclusão de uma série de investimentos que irão proporcionar mais segurança para as atividades aduaneiras, a Receita Federal autoriza, em caráter permanente, que o RIOgaleão receba aeronaves, passageiros e cargas procedentes do exterior ou que estejam destinados a sair do país.

O ato declaratório, publicado pela manhã no Diário Oficial, revela que estão oficialmente alfandegados os dois terminais de passageiros e os terminais de importação e exportação de cargas do RIOgaleão Cargo. “Mais do que uma autorização oficial, o deferimento dessa licença representa o reconhecimento de importantes órgãos sobre nossa gestão, os investimentos que já estamos fazendo e os que estamos comprometidos a fazer. Temos como prioridade garantir aos passageiros e clientes do terminal de cargas que somos um dos aeroportos mais seguros e confiáveis do país e do mundo”, ressalta Luiz Rocha, presidente do RIOgaleão.

Entre os principais itens do cronograma de investimentos estão a instalação de câmeras de segurança em todos os terminais alfandegados, instalação de balanças rodoviárias e scanners no terminal de cargas, reforma e adequação das áreas do terminal de exportação de cargas, dentre outros. A conclusão desses projetos, cujo prazo é de seis meses, conta com o apoio de diversas equipes multidisciplinares da concessionária.