Notícias

Evento reuniu profissionais da cadeia logística para apresentar iniciativa que premiará a eficiência na importação de carga aérea no Aeroporto Internacional Tom Jobim

Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2015 – O RIOgaleão Cargo acaba de lançar o Programa de Eficiência Logística, iniciativa da concessionária que tem como objetivo apoiar importadores e prestadores de serviços do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. O evento de apresentação contou com a presença de cerca de 190 convidados atuantes na cadeia logística, como despachantes, importadores, órgãos públicos, entre outros.

Na ocasião, foram apresentados os três módulos do programa, constituídas de ranking mensal, assessoria de desempenho e premiação. No ranking mensal, 11 segmentos serão avaliados e, ao final do mês, as cinco empresas mais eficientes estarão no ranking, que será divulgado no site do RIOgaleão Cargo mensalmente. O portal foi lançado também durante a apresentação do Programa de Eficiência Logística e já está disponível para acesso através do www.riogaleaocargo.com.

O ranking mensal será acompanhado por um trabalho de assessoria do RIOgaleão Cargo, que visa buscar soluções conjuntas para melhorar a performance das empresas importadoras, como a redução do tempo médio e de custos, engajamento com órgãos anuentes e prestadores de serviço e competitividade. “A otimização dos processos de importação é um benefício do programa que abrange todos os envolvidos no negócio. A implantação do Programa de Eficiência Logística do RIOgaleão Cargo reflete nosso desejo de agregar valor ao cliente, desenvolvendo a cadeia logística, e de estabelecer o RIOgaleão a porta de entrada mais eficiente do país”, ressalta Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.

Para José da Costa Filho, vice-presidente do Sindicato dos Despachantes, “o projeto é de suma importância e pertinente porque estimula uma concorrência saudável entre os players, fortalecendo o engajamento dos colaboradores. Além disso, ajuda a incentivar a elaboração de metas traçadas pelas próprias empresas envolvidas para que suas equipes desenvolvam o melhor desempenho logístico a ser avaliado, mostrando evolução na performance em busca da premiação. Com isso, todos saem ganhando: o aeroporto, a comunidade aeroportuária e o cliente final”, pondera Filho. O primeiro ranking do Programa de Eficiência Logística será divulgado em dezembro com base na análise de desempenho das empresas participantes no mês de novembro. A premiação acontecerá no final de 2016, quando a primeira edição do Programa completará um ano.

Sobre o RIOgaleão Cargo

O RIOgaleão Cargo, terminal de cargas da concessionária, que tem Odebrecht TransPort, Changi e Infraero como sócias, receberá investimentos da ordem de R$ 20 milhões até 2016 para realização de melhorias no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Com o começo do programa de investimentos, em agosto de 2014, foram iniciadas as reformas dos terminais, galpões e escritórios, além da aquisição de novos equipamentos e adoção de novos processos e procedimentos na armazenagem e movimentação das cargas. Desde o início da operação, o terminal conseguiu uma redução de 20% no tempo médio de liberação de cargas, um ganho de extremo benefício para os clientes do aeroporto. O RIOgaleão Cargo é uma plataforma logística multimodal e de localização estratégica. O terminal de cargas, que está situado há 17 km do Porto do Rio de Janeiro e conectado às principais rodovias do Brasil, conta com uma pista de 4 mil metros – a mais longa do Brasil – e nove posições dedicadas a cargueiros, que podem operar 24 horas por dia, sem restrições de capacidade ou de horário para pousos.