Comunicado

Prezados,

Em 2019, o RIOgaleão adotará novo sistema de gerenciamento e armazenagem de cargas, O SAP, em substituição ao TECAPLUS. Na primeira fase do projeto o sistema será implantado no Terminal de Exportação e na segunda fase as mudanças e implementações também ocorrerão no Terminal de Importação.

Abaixo seguem as novas soluções previstas para a operação de recebimento, acesso de veículos e entrega de cargas destinadas à Exportação, assim como estabelece recomendações e pontos de atenção aos nossos parceiros.

Principais alterações para Exportação:

  1. Pré-cadastro: Com o novo sistema, será necessário fazer um cadastro prévio da carga a ser recebida, baseado nas informações da mesma documentação que já é solicitada hoje. Esse pré-cadastro passará a ser feito no CAEX, que reativaremos nesta primeira fase de implementação para melhor atender aos representantes legais e agentes de carga, ou remotamente via e-mail no caso de cargas perecíveis e IN-510, devido ao caráter de urgência.  
  2. Conferência documental: Será feita a conferência dos dados informados no AWB versus Nota Fiscal no momento de pré-cadastro de recebimento, descrito acima. Caso haja divergência, a carga não será registrada no sistema e, portanto, o veículo não será autorizado a acessar para descarregamento até que a documentação seja corrigida.
  3. Leitura automática das embalagens: Para recebimento físico dos volumes, disponibilizaremos nova tecnologia, capaz de proporcionar à cadeia logística maior celeridade e segurança ao processo de identificação e recepção dos volumes fisicamente. Nossa equipe utilizará handhelds para ler de forma automática as informações contidas nas embalagens e transmiti-las em tempo real aos sistemas em integração: SAP RIOgaleão e CCT. Neste cenário, recomendamos aos parceiros logísticos e exportadores:
    1. Etiquetagem dos volumes previamente ao descarregamento;
    2. Implementação de códigos de barra para identificação dos números dos conhecimentos de embarque (AWB/HAWB);

É importante ressaltarmos que o código de barras não será obrigatório nesta primeira fase de implantação do sistema, mas contamos com o interesse e colaboração de todos os intervenientes para estudarem a viabilidade tanto deste inovação, quanto da antecipação da etiquetagem, evitando, assim, retrabalhos e morosidade nas operações do RIOgaleão e, consequentemente, dos nossos clientes.

Quanto aos dados do veículo para acesso, não haverá alteração. No momento de pré-cadastro, o representante legal poderá informar também os dados de veículo e motorista para prévia autorização no sistema, conforme já praticado atualmente. Caso estas informações não estejam disponíveis ao mesmo tempo em que a documentação é disponibilizada, poderá ser informado separadamente.

Todas as informações detalhadas de documentação obrigatória, dados do veículo requisitados e instruções em geral estão especificadas na apresentação realizada no último dia 17 de janeiro, no auditório do RIOgaleão.

Anexo da apresentação

>> Acompanhe novas informações sobre o sistema SAP através dos nossos comunicados e site RIOgaleão. <<

Caso haja quaisquer outras dúvida, favor entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail cac@riogaleao.com ou por telefone (21) 3398-6071.

Atenciosamente,

Gerência de Operações RIOgaleão Cargo